Festival de dança reúne artistas do Brasil e do exterior em Santos

Festival de dança reúne artistas do Brasil e do exterior em Santos

Um festival de dança com artistas do Brasil e do exterior e programação pra lá de variada. Assim é o Fidifest, que além de promover a arte da dança, anima moradores e visitantes da cidade de Santos, no litoral paulista, há 11 anos. O festival começa no próximo dia 18 e vai até o dia 22 de junho. 

Na sua 11ª edição, o evento conta com uma premiação de até R$ 46 milénio, distribuídos em diversas categorias, entre elas melhor solista feminina e masculina, destaque contemporâneo e melhor apresentação categoria master.

André Santos, fundador e diretor do festival, conta uma vez que surgiu a teoria do evento.

“Surgiu primeiramente de um sonho. O Fidifest foi um sonho que teve sua inspiração no festival que acontece em Novidade York. Eu pude escoltar algumas dessas temporadas e, de volta ao Brasil, trabalhando com dança, trabalhando com escola, conhecendo pessoas, fazendo network, e aí eu tive algumas amigas que também eram da dança e eu decidi que eu queria montar um encontro”.

Um dos pontos altos do Fidifest é a mostra competitiva, uma vez que explica o diretor.

“A mostra competitiva é o coração do Fidifest. É o que reúne os grupos, as companhias e as escolas de dança com a vontade de apresentar os seus trabalhos coreográficos e em diversos estilos, uma vez que balé clássico, jazz, a dança contemporânea, o estilo livre, sapateado, danças urbanas, e tantos outros estilos”.

Outra grande atração é o corpo de jurados, que conta com importantes nomes da dança. Juliana Luiz, diretora do festival, fala sobre essa secção do evento.

“A gente traz profissionais que estão dentro da dimensão, profissionais diversificados, para atingir todos os estilos de dança que a gente oportuniza no evento. Logo a gente tem esse ano, por exemplo, a Stefania Petri, a gente tem o Frank Tavanti, o Lucas Mendes, a Mari Barros, o Derick Jacinto, o Felipe Teixeira, o José Perez, o Lars Van Cauwenbergh”.

A diretora também comenta sobre a expectativa de participação do público e de profissionais na edição deste ano.

“A gente tem uma expectativa aí de conseguir obter mais de sete milénio pessoas. E isso a gente está falando no tocante de dois milénio bailarinos participantes, 200 artistas que participam dos workshops e das nossas audições, que não necessariamente são participantes da mostra competitiva. A gente fala aí de um tocante de quase 4.900 pessoas na plateia assistindo”.

O festival ainda conta com o Gala Fidifest, com reapresentações de coreografias que conquistaram o 1º Lugar ao longo dos dias e com workshops ministrados pelos jurados. Os ingressos custam a partir de R$ 40 a meia ingressão.
 


Natividade: Rádio Dependência Nácional