Filme brasílio vence prêmio da sátira em Cannes

"O Agente Secreto" estreia no Festival de Cannes e recebe aplausos

O filme brasílio “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Rebento, ganhou, neste sábado, o prêmio da sátira na edição de número 78 do Festival de Cannes, na França, outorgado pela Federação Internacional de Prensa Cinematográfica, que reúne críticos de mais de 50 países. 

No Instagram da entidade, os profissionais justificaram a escolha pela magnanimidade romancista e épica do longa, além de uma história rica e profundamente preocupante, de depravação e vexação. 

O Agente Secreto também foi premiado pelos exibidores franceses independentes, porquê o principal destaque do Festival.

O filme de Kleber Mendonça Rebento ainda pode lucrar hoje a Palma de Ouro, a maior premiação de Cannes.

O longa é um thriller, onde Wagner Moura interpreta Marcelo, um professor especializado em tecnologia, que foge do pretérito violento e misterioso, mudando de São Paulo para Recife, em plena semana do carnaval. Ele descobre, portanto, que está sendo espionado pelos vizinhos.

O longa está entre os favoritos à Palma de Ouro, segundo a sátira internacional, depois de ser ovacionado na estreia da competição por tapume de 15 minutos.

Somente um filme brasílio venceu a Palma de Ouro até hoje: “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte, em 1962.

A prelo especializada aponta porquê fortes concorrentes, ao maior prêmio de Cannes, O longa “Um simples Acidente”, do cineasta dissidente iraniano Jafar Panahi ; “Sirât”, do franco-espanhol Oliver Laxe; e “Sentimental Value”, do norueguês Joachim Trier. 

O Festival de Cannes distribui ao todo sete prêmios. Agora, é permanecer na torcida pelo cinema brasílio.


Manadeira: Rádio Filial Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »