FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Malha Oeste Corumbá: Audiência Pública Nesta Terça (21) Mobiliza Autoridades e Sociedade Para Exigir Obras e Relicitação da Ferrovia Estratégica

O destino da logística e do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e do Oeste do país será debatido em Corumbá nesta terça-feira, 21 de outubro. A Câmara Municipal sedia a audiência pública “MS de novo nos trilhos”, que colocará em xeque o futuro da ferrovia Malha Oeste, uma espinha dorsal de 1.973 quilômetros que liga Mairinque (SP) à fronteira oeste, tendo a cidade de Corumbá como ponto estratégico de conexão com a Bolívia.

A iniciativa, proposta pelo vereador Roberto Façanha, representa uma nova etapa na pressão popular e política pela reativação e modernização da linha férrea, que está subutilizada e em péssimas condições há anos. O debate em Corumbá é considerado essencial, já que a ferrovia é crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis para o país vizinho.

A Batalha pela Relicitação

A Malha Oeste Corumbá é o centro de um complexo processo de relicitação, visto que o contrato atual da concessionária (Rumo Logística) se encerra em 2026. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já realizou audiências em 2023, e a mobilização cresce em 2025: a Assembleia Legislativa de MS já promoveu evento sobre o tema e a Câmara Municipal de Campo Grande também debateu a ferrovia em agosto.

Autoridades e representantes do setor produtivo, prefeituras, câmaras municipais, produtores rurais e empresários estão sendo convocados para contribuir com o plano do Governo Federal e da ANTT para a retomada do transporte ferroviário de cargas e, futuramente, de passageiros. A vereadora Luiza Ribeiro (PT), proponente de audiência similar em Campo Grande, confirmou presença, reforçando o coro pela Malha Oeste.

Os objetivos centrais do encontro vão além da mera renovação da concessão: buscam-se a apresentação de um plano de investimentos bilionários em recuperação de trilhos, pontes e terminais, a definição de um modelo de operação mais eficiente e a garantia de total transparência ao processo.

O Governo do Estado, por meio do governador Eduardo Riedel, defende ativamente a reativação da Malha Oeste Corumbá como um corredor logístico crucial, atuando junto aos governos federal e de São Paulo. A participação ativa do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias (STEFBU) também tem sido destacada, garantindo que o retorno da ferrovia beneficie não apenas o transporte de cargas, mas também os trabalhadores e a sociedade.

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