O Governo de Mato Grosso do Sul formalizou acordo de cooperação técnica com o Google Brasil para ajudar a acelerar a transformação digital regional e consolidar o Estado como uma referência em inovação para políticas públicas digitais do país. O Memorando de Entendimento (MoU) assinado prevê cooperação em tecnologia, inteligência artificial e infraestrutura em nuvem, envolvendo áreas essenciais da administração pública.
A iniciativa foi anunciada durante reunião realizada na sede do Google, em São Paulo (SP), com participação do governador Eduardo Riedel, secretários de Estado e de executivos da empresa. O objetivo é potencializar a eficiência da gestão estadual e ampliar a oferta de soluções tecnológicas para a eficiência operacional de setores-chave do Estado, como educação, saúde e segurança pública.
“Nossas ações dentro do Governo do Estado estão muito focadas na transformação digital, que na atualidade tem um papel fundamental para a efetividade da gestão estratégica sair do papel e ser executada, chegando à população. Por isso, a digitalização e modernização do Estado estão entre os nossos pilares de Governo”, disse o governador Eduardo Riedel durante a assinatura, destacando ainda a importância da IA e outras tecnologias na sociedade atual e no serviço público.
Além das áreas já citadas, o agronegócio também deve se beneficiar dessa iniciativa. Uma das principais forças econômicas de Mato Grosso do Sul deve experimentar, a partir do uso da inteligência artificial, ampla otimização da cadeia produtiva, além do aprimoramento da previsão climática, fundamental para as plantações.
Por ser um dos maiores polos agropecuários do Brasil, Mato Grosso do Sul será campo de testes para modelos avançados que prometem elevar a produtividade e apoiar tomadas de decisão.
Presidente do Google Brasil, Fábio Coelho ressaltou o ressaltou o crescimento econômico e social de Mato Grosso do Sul. Esse panorama tende a melhor ainda mais com as ações de modernização e otimização de políticas públicas que contarão com maior amparo tecnológico.
“O Mato Grosso do Sul já é uma potência no agronegócio e a tecnologia pode ser uma aliada para o crescimento do Estado. Queremos apoiar o Governo do Estado a levar o impacto positivo da tecnologia para a população”, afirmou o executivo.
Educação e gestão em foco
O Governo do Estado pretende também aplicar tecnologias do Google para personalizar currículos, melhorar o desempenho dos alunos e aumentar a eficiência administrativa das escolas.
A modernização beneficiará a estrutura interna do Estado, com apoio de soluções de nuvem (armazenamento de dos dados e sistemas online) e machine learning (aprendizado de máquina) para a gestão pública avançar na organização de dados e no aumento da transparência e da economia de recursos.
A criação de uma base de dados estruturada permitirá que, futuramente, novas aplicações de IA sejam integradas a serviços essenciais, como saúde, segurança e finanças. Para o Governo de Mato Grosso do Sul, o acordo representa um passo decisivo rumo a uma administração mais moderna, inteligente e conectada às necessidades da população.
O governador Eduardo Riedel participou do evento em São Paulo (SP) acompanhado dos secretários Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom
Fonte: Agência de Notícias do Estado de MS





