Governo federal prepara decreto que estimula a reciclagem de plástico

Viva Maria: Conferência sobre poluição plástica termina sem acordo

O governo federal prepara um decreto para estimular a reciclagem de plástico. É uma forma de fortalecer a economia circular no país, que é um modelo de produção e consumo que prolonga o ciclo de vida de bens e materiais, minimizando o desperdício e o uso de recursos naturais.  

Foi o que afirmou, nesta quinta-feira, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, durante cerimônia de entrega de 10 caminhões para a Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito federal e Entorno, em Brasília.

A entrega dos caminhões faz parte do programa Coopera+ lançado em maio deste ano pela ABDI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que é uma instituição ligada ao MDIC. A iniciativa busca fortalecer a cadeia da reciclagem na capital federal.

Alckmin lembrou ainda que, recentemente, a Camex, Câmara de Comércio Exterior, elevou para 18% as alíquotas do imposto de importação cobradas sobre a entrada no Brasil de resíduos de papel, plástico e vidro. Com isso, o governo quer estimular a cadeia nacional de resíduos sólidos e minimizar os impactos nocivos desses materiais no meio ambiente, como ressaltou o vice-presidente:

“O presidente Lula assinou um decreto aumentando o imposto de importação para material reciclado, então é uma medida que segura um pouco a importação e sobe o preço dos recicláveis aqui dentro (do Brasil).”

Vale lembrar que há um mês o Brasil ganhou uma plataforma inédita que rastreia todo o caminho dos plásticos reciclados. A ferramenta, chamada Recircula Brasil, foi desenvolvida pela ABDI e pela Abiplast, Associação Brasileira do Plástico.

Segundo dados da Abiplast, em 2022, a reciclagem mecânica de plástico pós-consumo no país atingiu 25%, superando 1 milhão de toneladas do material. O total representa um crescimento de 9% em relação a 2021. 


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »