Governo reforça vacinação contra sarampo em cidades de fronteira

Picture of Megapan News

Megapan News

Governo reforça vacinação contra sarampo em cidades de fronteira

Diante do aumento expressivo dos casos de sarampo nas Américas, o Ministério da Saúde está intensificando a vacinação em áreas de fronteira. Municípios do Acre que fazem divisa com a Bolívia, que atualmente enfrenta um surto da doença, foram os primeiros a realizar o Dia D de vacinação, nesta terça-feira (15). Dos 22 municípios acreanos, sete fazem fronteira com a Bolívia.

Uma das frentes da mobilização no estado é a atualização vacinal de brasileiros que estudam na Bolívia e retornam ao Brasil durante as férias e o reforço da vacinação entre adolescentes e jovens. Além da vacinação, o Ministério da Saúde e o Acre promovem seminários sobre sarampo focados na prevenção e na resposta rápida a casos.

Além do Acre, a intensificação da vacinação foi recomendada para municípios de outros estados fronteiriços, que terão um Dia D de vacinação contra a doença em 26 de julho: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Em 2024, o Brasil recebeu a recertificação de país livre do sarampo, resultado do fortalecimento da vigilância e da retomada da vacinação. Em 2016, o país já havia alcançado esse status, mas em 2018 as baixas coberturas vacinais permitiram a reintrodução do vírus no país. No último ano, a cobertura da vacina tríplice viral ultrapassou a meta nacional de 95%.


Fonte: Rádio Agência Nácional

Minha Rádio
AO VIVO