Gripe aviária: Brasil completa 28 dias de quarentena sanitária

Chile e México suspendem importação de carne de frango do Brasil

O Brasil completa nesta quarta-feira (18) os 28 dias da quarentena sanitária da mesocarpo de frango, em seguida um caso de gripe aviária numa granja em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

O prazo começou a racontar a partir da desinfecção do sítio. Com o fechamento do período, o Ministério da Lavoura deve declarar o Brasil livre da doença e fazer a informação à Organização Mundial da Saúde Bicho até esta quinta-feira. O proclamação aos demais países signatários será na sequência.

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Bicho, Ricardo Santin, explica que as exportações devem ser retomadas de forma gradual.

“Agora o Brasil, em alguns desses países, vai ter que negociar com eles, para que façam a fenda ou esperar que eles, voluntariamente, mandem uma correspondência ao Brasil, uma informação, dizendo que estão abertos para a normalidade da exportação, uma vez que sempre aconteceu”.

A retomada das exportações não deve afetar os preços cá no Brasil, diz Santin.

“As exportações, mormente no caso de ovos, eram negligenciadas, quando olhado o volume produzido: menos de 1% é exportado. Portanto, tanto a suspensão, quanto a exportação não tem grande influência. No caso das carnes, o percentual é maior, mas também o Brasil produz para exportar. Ele atende o mercado interno, com 64% do que se produz ficando no Brasil, e 36% indo para o exterior”.

O caso de Montenegro, em maio, foi o único confirmado em granjas comerciais, apesar de outros alertas durante o período. Ao menos vinte países restringiram a compra de frango brasiliano em seguida a detecção da doença.


Manadeira: Rádio Sucursal Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »