Indústria recua 0,2% de junho pra julho; 13 atividades tiveram queda

Indústria recua 0,2% de junho pra julho; 13 atividades tiveram queda

A produção industrial brasileira recuou 0,2% na passagem de junho para julho, quarto mês consecutivo sem expansão do indicador. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (3) pelo IBGE, e faz parte da Pesquisa Industrial Mensal.

De abril a julho, a indústria acumula perda de 1,5%, com quedas em abril e maio e estabilidade em junho. A última vez que o parque industrial brasileiro somou quatro meses sem expansão foi entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023.

Em relação a julho de 2024, a produção da indústria nacional mostra avanço de 0,2%. Nos últimos 12 meses, o setor apresenta expansão de 1,9%. O resultado de julho deixa a indústria 15,3% abaixo do nível recorde já alcançado, de maio de 2011.  

Atualmente, a taxa básica de juros, a Selic, está em 15% ao ano, patamar mais elevado desde julho de 2006. Os juros altos têm o efeito de desestimular o consumo e o investimento para desacelerar a economia e diminuir a procura por bens e serviços, tendo como consequência a perda de força da inflação. Em julho, a inflação mostrou acúmulo de 5,23% em 12 meses. 

Na passagem de junho para julho, o IBGE identificou queda em 13 das 25 atividades industriais pesquisadas. O gerente da pesquisa, André Macedo, aponta qual área foi mais atingida.

“No confronto julho 2025 com o mês imediatamente anterior na série sazonal, entre as atividades, a influência negativa mais importante foi observada na atividade de metalurgia, que interrompeu dois meses consecutivos de avanço na produção, quando acumulou ganho de 1,6%. Vale destacar que essa atividade foi impactada negativamente pela menor produção de produtos siderúrgicos”. 

Ainda de acordo André Macedo, além dos juros altos, o resultado da indústria em julho teve reflexos, também, da ameaça de taxação das exportações brasileiras para os Estados Unidos, que começou na primeira semana de agosto.

*Com informações da Agência Brasil


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »