Inflação do aluguel cai 0,77% em julho, terceiro mês seguido de queda

Inflação do aluguel cai 0,77% em julho, terceiro mês seguido de queda

O IGP-M, Índice Geral de Preços – Mercado, também conhecido como inflação do aluguel, teve queda de 0,77% em julho, abaixo do recuo verificado no mês anterior, mas registra o terceiro mês seguido de queda do indicador.

Em julho do ano passado, o IGP-M registrou alta de 0,61%. Com o resultado, o acumulado no ano é de -1,7% e nos últimos 12 meses, de 2,96%, menor patamar desde junho de 2024.  

Essas informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas nesta quarta (30).

Como o IGP-M é apurado?

A FGV leva em conta três componentes para apurar o IGP-M. O maior peso é do Índice de Preços ao Produtor Amplo, que avalia os custos no atacado e responde por 60% do IGP-M cheio.

Em julho, os preços ao produtor recuaram de forma menos intensa, reflexo da maior pressão oriunda das matérias-primas minerais e do petróleo. As maiores influências positivas foram do mamão, banana e óleo de soja bruto.

Outro componente do IGP-M é o Índice de Preços ao Consumidor, que apura o comportamento dos preços para as famílias e responde por 30% do indicador.

No mês de julho, o índice registrou alta de 0,27%. Das oito classes de despesa do índice de preços ao consumidor, cinco tiveram taxas positivas:

  • Alimentação, puxada pelo aumento do mamão;
  • Despesas Diversas;
  • Educação, Leitura e Recreação;
  • Habitação e Saúde; e
  • Cuidados Pessoais

Já os grupos Transportes, Vestuário e Comunicação registraram queda nas taxas de variação. O Índice Nacional de Custo da Construção, que completa a composição do IGP-M, registrou alta de 0,91% em julho. O destaque foi a redução nos custos com mão de obra. 


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »