O Instituto Pátrio de Meteorologia emitiu alerta vermelho de tempestade até esta quinta-feira (19) para diversos municípios do Rio Grande do Sul. Esse alerta indica grande transe, com chuvas de até 100 milímetros por dia na região metropolitana de Porto Jubiloso, além de Santa Maria, Cruz Subida e Catadupa do Sul.
No município de Candelária, o corpo de bombeiros e a resguardo social confirmaram a localização dos corpos de um par, um varão de 65 e uma mulher de 54 anos. Eles tentavam galgar uma dimensão alagada a bordo de um veículo quando foram arrastados pela chuva.
O Inmet também emitiu alerta laranja, de transe, para cidades gaúchas de Bento Gonçalves, Canoas, Esteio e Lajeado.
Até o momento, as fortes chuvas provocaram danos em pelo menos 23 municípios do estado. Os prejuízos vão desde áreas alagadas a queda de árvores e de robustez, bloqueio de rodovias e casos de pessoas desalojadas ou desabrigadas.
A superintendente da Notícia Social da Resguardo Social do Rio Grande do Sul, tenente Sabrina Ribas, reforça os cuidados que a população deve tomar neste período de chuvas.
“Não galgar áreas inundadas ou alagadas a pé ou mesmo de sege, para não estar exposto durante a ocorrência desses fenômenos, mormente se eles trazerem vento e também descargas elétricas. Também fizemos uma fala com os municípios para que adotem as medidas previstas nos seus planos de contingência, mormente em atenção a essas populações ribeirinhas ou que residem em áreas onde ocorrem inundações ou alagamentos frequente”
Pelas redes sociais, o governador do estado, Eduardo Leite, comentou que o governo vem alertando, desde o término de semana pretérito, sobre a previsão de chuva intensa, por meio da resguardo social e do contato direto com prefeitos.
Segundo o governador, essa antecipação “buscou preparar os municípios para enfrentar os efeitos da instabilidade”.
Até o início da manhã desta terça-feira, ao menos 11 municípios haviam reportado ocorrências à Resguardo Social, porquê bloqueios em rodovias e danos em residências.
Chuva também na Região Setentrião. De tratado com o Inmet, os maiores acumulados vão se concentrar em Roraima, Amapá e noroeste dos estados do Amazonas e Pará, com volumes que podem superar os 60 mm.
No interno da Região Nordeste não há previsão de chuva, somente em áreas próximas ao litoral dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e noroeste do Maranhão.
Nas regiões Meio-Oeste e Sudeste, soberania de tempo sedento.
Nascente: Rádio Sucursal Nácional