INSS começa a repor descontos indevidos nesta segunda-feira (26)

INSS começa a devolver descontos indevidos nesta segunda-feira (26)

A partir desta segunda-feira (26/5) o Governo Federalista começa a repor as mensalidades associativas descontadas indevidamente de aposentados e pensionistas em abril. Serão reembolsados, ao todo, R$ 292 milhões aos beneficiários, segundo o Instituto Pátrio do Seguro Social (INSS). 

No final de abril, o INSS determinou a suspensão de todos os descontos desse tipo. Só que, porquê a folha daquele mês já estava fechada, os descontos ainda foram realizados nos pagamentos feitos entre 24 de abril e 8 de maio. O INSS, no entanto, reteve esses valores e não repassou o montante às entidades associativas. 

Agora, a reembolso será feita junto com o pagamento regular dos benefícios, de 26 de maio a 6 de junho. Para isso, o beneficiário não precisa tomar nenhuma providência.

Quem ganha até um salário-mínimo, recebe a partir desta segunda, mas na ordem do último dígito no número do mercê: aquele antes do tracinho.

Ou seja, quem termina em 1, na segunda 26, em 2, na terça 27, em 3 na quarta 28, e assim por diante, pulando o sábado e o domingo.

Já quem ganha mais de um salário-mínimo recebe de 2 a 7 de junho, da seguinte forma: finais 1 e 6, na segunda, 2 e 7, na terça, 3 e 8, na quarta, 4 e 9 na quinta e 5 e 0, na sexta.

Agora, para reaver o valor de mensalidades antigas, descontadas de forma indevida, o jubilado ou pensionista deve fazer o pedido ao INSS.

Isso só pelos canais oficiais: pelo aplicativo “Meu INSS”, pela página na internet meu.inss.gov.br ou pelo telefone 135. 

Vale lembrar que o INSS não manda mensagens ou links por e-mail, SMS ou WhatsApp. O Instituto também não faz ligações para os segurados.  


Nascente: Rádio Sucursal Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »