O presidente Lula chega nesta quarta-feira (04) à França para uma série de reuniões e encontros com o presidente gálico Emmanuel Macron. Assuntos uma vez que parcerias, acordos e meio envolvente estão na agenda. Expectativa quanto ao pregão de uma novidade enunciação climática conjunta dos dois países. Isso a poucos meses da COP 30, que ocorre em novembro cá no Brasil.
Ou por outra, serão assinados 20 atos bilaterais em várias áreas: vacinas, segurança pública, ensino e ciência e tecnologia. E pregão de investimentos. No ano pretérito, o transacção entre os dois países passou dos US$ 9 bilhões. A França é o terceiro país que mais investe no Brasil. Primeiro compromisso solene só nesta quinta-feira com uma cerimônia de chegada e encontro com Macron no Palácio do Eliseu, sede do governo gálico.
Na sexta, ele recebe o título de Doutor Honoris Razão na Universidade Paris 8 e visitante a exposição sobre o ano do Brasil na França, no Grand Palais, o principal meio de convenções do país. Lula também será homenageado na Ateneu Francesa. A Ateneu é uma instituição de quase 400 anos que só homenageou 19 chefes de estado em sessão solene desde a sua geração. Até portanto, o único brasílio reconhecido tinha sido Dom Pedro II, em 1872.
Antes de retornar ao Brasil, na próxima segunda-feira, Lula participa do Fórum Econômico Brasil-França e de um evento que formaliza o reconhecimento do status do Brasil uma vez que país livre da febre aftosa sem vacinação.
Nascente: Filial Brasil