Lula comenta polêmica sobre indicação de Messias ao STF

Lula comenta polêmica sobre indicação de Messias ao STF

O presidente Lula disse que não entende a polêmica em torno da indicação do advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Lula indicou Messias no último dia vinte, mas ainda não encaminhou a mensagem escrita ao Senado, o que gerou críticas por parte do presidente da Casa, Davi Alcolumbre. Alcolumbre cancelou a sabatina do AGU que estava marcada para a próxima semana, argumentando “omissão grave”.

Nesta quarta-feira, durante entrevista à TV Verdes Mares, do Ceará, Lula respondeu:

Sinceramente, eu não entendo o porquê da polêmica. Veja, não é o primeiro ministro que eu indico. Eu já indiquei oito ministros. Eu simplesmente escolho uma pessoa, mando para o Senado e o Senado então faz um julgamento para saber se a pessoa está qualificada ou não. Eu não sei porque que foi transformado num problema político dessa monta, sabe? Eu espero que seja resolvido. Eu estou muito tranquilo com relação a isso. Eu cumpri com o meu papel. Mandei o nome que eu entendo que tem qualificação profissional para ser membro da Suprema Corte. Qualificação comprovada como advogado geral da União. 

Jorge Messias só pode ser sabatinado e ter a indicação aprovada depois de encaminhada a mensagem. Na mesma entrevista, o presidente Lula falou sobre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lembrando que os dois conversaram – de novo – por telefone ontem. Disse que os Estados Unidos devem anunciar em breve novas revogações de tarifas, que falaram também sobre crime organizado e combate a facções e que a relação dos dois vai muito bem. Ele ainda completou: temos o Trump da TV e o da vida real.


Fonte: Agência Brasil