Lula discursa em conferência da ONU e defende proteção dos oceanos

Lula discursa em conferência da ONU e defende proteção dos oceanos

Em seu último dia de visitante solene à França, o presidente Lula discursou na Brecha da Conferência da Organização das Nações Unidas que discute os Oceanos, que acontece em Nice. 

Nesta segunda-feira (9), o presidente Lula afirmou que é impossível falar de desenvolvimento sustentável sem incluir o oceano.

Segundo ele, sem proteger os oceanos, não há porquê combater a mudança do clima.

Ainda em seu oração, Lula destacou a relevância da Amazônia Azul e disse que o Brasil está comprometido em assinar o Tratado do Sobranceiro Mar ainda oriente ano.

Esse combinação determina a proteção das águas internacionais, com gestão transparente e compartilhada da biodiversidade além das fronteiras nacionais.

Segundo o presidente, é preciso evitar disputas geopolíticas. 

Lula adiantou que durante a Cúpula do Clima, em Belém do Pará, em novembro, será preciso tomar três decisões importantes. 

Entre elas, convencer os chefes de Estado que a questão climática não é invenção de cientistas.

Lula apresentou sete compromissos do Brasil para proteção de áreas marinhas, planejamento espacial marítimo, pesca sustentável, ciência e instrução.

Outras ações incluem: zerar o desmatamento até 2030 e ampliar de 26% para 30% a cobertura de áreas marinhas protegidas, cumprindo a meta do Marco Global para a Biodiversidade.


Nascente: Rádio Sucursal Nácional