O presidente Lula viaja para a França na noite desta terça-feira (3), onde cumpre agenda solene entre os dias 4 e 9 de junho. 
Lula visitará as cidades de Paris, Toulon, Nice e Lyon.
Na agenda, encontros com o presidente francesismo Emmanuel Macron, cerimônias oficiais, homenagens, assinaturas de acordos, além de atividades econômicas, culturais e acadêmicas.
Os dois líderes vão tratar ainda de temas bilaterais e da agenda internacional, uma vez que Estados Unidos e conflitos na Fita de Gaza e na Ucrânia.
Outros assuntos são a reforma da governança global, a resguardo do multilateralismo, o combate ao extremismo e a preparação para a COP30, a Cúpula do Clima, que acontece em novembro em Belém do Pará.
Há expectativa de um proclamação de investimentos, além da assinatura de acordos de cooperação em vacinas, segurança pública, instrução, ciência e tecnologia.
Está prevista uma enunciação climática conjunta dos dois países. E discussões sobre a possibilidade da assinatura do consonância Mercosul-União Europeia.
Na quarta-feira, em Paris, o presidente Lula participa da cerimônia solene de chegada ao Recinto de Honra da Esplanada dos Inválidos.
Depois, se reúne com Macron no Palácio do Eliseu, sede do governo francesismo, seguida por uma cerimônia de assinatura de atos e de declarações à prelo.
Na viagem, Lula também receberá o título de doutor honoris desculpa na Universidade de Paris 8 e também na Ateneu Francesa.
Está prevista visitante às atividades do Ano do Brasil na França para a Expo França 2025, no Grand Palais. E a participação de Lula na sessão do Fórum Econômico Brasil-França.
Nascente: Rádio Dependência Nácional






