Lula recebe certificado de país livre da febre aftosa sem vacinação

Lula recebe certificado de país livre da febre aftosa sem vacinação

Em mais uma agenda na França, o Presidente Lula recebeu, oficialmente, o certificado de reconhecimento do Brasil porquê livre de febre aftosa sem vacinação. A cerimônia foi nesta sexta-feira (6) em Paris, sede da Organização Mundial de Saúde Bicho.  

Ao comemorar a notícia, Lula destacou a prestígio da parceria com países que fazem fronteira com o Brasil, no combate à doença.  

A febre aftosa é uma doença viral muito contagiosa que afeta principalmente animais bovinos e suínos. Segundo o governo, “a certificação internacional representa um marco histórico para a agropecuária brasileira, consolidando o status sanitário do país e ampliando o aproximação a mercados internacionais mais exigentes”.  

Ao lado de Lula, esteve o Ministro da Cultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que aproveitou para primar que o sistema sanitário brasílico é eficiente, inclusive em situações de crise, porquê o único caso de gripe aviária no país.  

Em relação à gripe aviária, o Brasil aguarda completar o chamado “vazio sanitário”, que é quando completa 28 dias sem outro caso em granja, para que o Brasil seja pronunciado livre, também, dessa doença.

Antes do evento sobre a febre aftosa, Lula recebeu o título de Doutor Honoris Razão na Universidade Paris 8. Durante a cerimônia, ele destacou a prestígio da ensino e da ciência, sobretudo nos esforços contra a emergência climática, e anunciou que, até o ano que vem, o governo brasílico vai fabricar a primeira universidade indígena no Brasil.


Natividade: Dependência Brasil