Lula recebe certificado de país livre da febre aftosa sem vacinação

Picture of Matheus Nascimento

Matheus Nascimento

Lula recebe certificado de país livre da febre aftosa sem vacinação

Em mais uma agenda na França, o Presidente Lula recebeu, oficialmente, o certificado de reconhecimento do Brasil porquê livre de febre aftosa sem vacinação. A cerimônia foi nesta sexta-feira (6) em Paris, sede da Organização Mundial de Saúde Bicho.  

Ao comemorar a notícia, Lula destacou a prestígio da parceria com países que fazem fronteira com o Brasil, no combate à doença.  

A febre aftosa é uma doença viral muito contagiosa que afeta principalmente animais bovinos e suínos. Segundo o governo, “a certificação internacional representa um marco histórico para a agropecuária brasileira, consolidando o status sanitário do país e ampliando o aproximação a mercados internacionais mais exigentes”.  

Ao lado de Lula, esteve o Ministro da Cultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que aproveitou para primar que o sistema sanitário brasílico é eficiente, inclusive em situações de crise, porquê o único caso de gripe aviária no país.  

Em relação à gripe aviária, o Brasil aguarda completar o chamado “vazio sanitário”, que é quando completa 28 dias sem outro caso em granja, para que o Brasil seja pronunciado livre, também, dessa doença.

Antes do evento sobre a febre aftosa, Lula recebeu o título de Doutor Honoris Razão na Universidade Paris 8. Durante a cerimônia, ele destacou a prestígio da ensino e da ciência, sobretudo nos esforços contra a emergência climática, e anunciou que, até o ano que vem, o governo brasílico vai fabricar a primeira universidade indígena no Brasil.


Natividade: Dependência Brasil

Minha Rádio
AO VIVO