Lula repudia tarifaço dos EUA durante telefonema para Macron

Lula repudia tarifaço dos EUA durante telefonema para Macron

Em ligação telefônica com o presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente Lula repudiou o uso político do tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil. Lula telefonou para o líder francês, nesta quarta-feira, em uma chamada que durou quase uma hora. Nela, ambos defenderam o multilateralismo e o livre comércio.  

Ao falar das tarifas de 50% impostas por Trump aos produtos brasileiros vendidos para os Estados Unidos, Lula relatou a Macron as medidas que o governo brasileiro adotou para amenizar os impactos do tarifaço. Na quarta-feira da semana passada, o presidente Lula assinou a Medida Provisória Brasil Soberano, com ações para “proteger exportadores brasileiros, preservar empregos, incentivar investimentos em setores estratégicos e assegurar a continuidade do desenvolvimento econômico do país diante das altas taxas”.  

Durante a ligação, Lula informou a Macron sobre o recurso que o Brasil apresentou à OMC (Organização Mundial do Comércio) contra as tarifas de Trump, que ele considera “injustificadas”. Ainda sobre o comércio multilateral, Lula e Macron se comprometeram a concluir os debates para a assinatura do Acordo comercial entre Mercosul e União Europeia até o fim deste ano, enquanto o Brasil preside o Mercosul.  

Lula também disse a Macron que pretende realizar uma cúpula virtual do Brics, ainda em setembro, para defender, mais uma vez, o multilateralismo.  Em relação à guerra na Ucrânia, Macron elogiou Lula pelo Grupo de Amigos da Paz, liderado por Brasil e China, criado para buscar o fim do conflito.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »