Marcos Azambuja foi um dos grandes nomes da diplomacia do Brasil

Marcos Azambuja foi um dos grandes nomes da diplomacia do Brasil

O Brasil perdeu, nessa quarta-feira (28), uma das suas principais referências da diplomacia. Morreu aos 90 anos, o mensageiro Marcos Azambuja, que ocupou cargos importantes na história da diplomacia brasileira nas últimas décadas.

A morte foi confirmada pelo Meio Brasílico de Relações Internacionais, do qual Azambuja era mentor emérito. Azambuja chefiou a delegação brasileira para Assuntos de Desarmamento e Direitos Humanos em Genebra, e esteve adiante das embaixadas da Argentina e da França ao longo dos anos 1990.

Na mesma dez, Azambuja também coordenou a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Envolvente, no Rio de Janeiro, em 92. A Rio 92 deixou um legado inédito para o debate climatológico mundial, o qual o mensageiro lembrou no plenário do Senado, 25 anos depois. Uma vez que vice-chanceler, Azambuja atuou em Londres, na Cidade do México e em Novidade York. Foi da Percentagem de Armas de Devastação em Volume; e do Fórum de Tóquio para a Não Proliferação Nuclear.

Em 2017, o mensageiro deu uma palestra para estudantes do Instituto Rio Branco, onde refletiu sobre sua experiência, sobre o horizonte de um mundo cada vez mais “multíplice, rápido e diversificado”, e passou o bordão para a novidade geração que escolheu seguir na curso diplomática.


Manadeira: Sucursal Brasil

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »