A ministra do Meio Envolvente e Mudança Climática fez nesta quinta-feira (5) um pronunciamento em ergástulo vernáculo de rádio e TV pelo Dia Mundial do Meio Envolvente.
Marina Silva destacou as ações do governo federalista na redução do desmatamento, no combate aos crimes ambientais e na preservação da biodiversidade brasileira.
De conformidade com a ministra, as mudanças climáticas provocadas pela degradação do meio envolvente e pelo consumo excessivo de combustíveis fósseis ameaçam o horizonte do planeta, com o aumento das secas, inundações, ondas de calor e incêndios que colocam em risco milhões de pessoas.
“Diante desse cenário, o governo brasílio tem atuado com firmeza, orientado pela ciência, pela justiça social e por investimentos consistentes em políticas públicas ambientais. Nos primeiros dois anos do governo do presidente Lula, conseguimos reduzir quase pela metade do desmatamento na Amazônia e em 32% em todo o país”.
Marina Silva disse ainda que o governo brasílio retomou a geração de reservas ambientais e a demarcação de terras indígenas e quilombolas, territórios vitais para a proteção da natureza e da biodiversidade brasileira.
Essas ações, segundo Marina Silva, permitiram uma grande ampliação das doações internacionais para o Fundo Amazônia, além de Investimentos no Fundo Clima.
“Nosso país tem tudo para liderar esse processo pelo exemplo, pautado no diálogo, na ciência e nos saberes milenares de nossos povos indígenas e comunidades tradicionais, comprometido com as gerações de hoje e de amanhã. Liderar pelo exemplo, aliás, é o que todos esperam do Brasil, que se prepara para receber em novembro o maior evento de meio envolvente do mundo, a COP30, em Belém do Pará.”
A ministra do Meio Envolvente também criticou as tentativas de agilização de licenças ambientais, justamente nesse momento em que o desequilíbrio ecológico está acelerando as mudanças climáticas.
E lembrou que é verosímil promover o desenvolvimento sustentável, com justiça social e ambiental, protegendo o meio envolvente e melhorando a vida das populações mais vulneráveis, recuperando áreas degradadas e mantendo a floresta em pé.
O Dia 5 de junho foi estabelecido porquê Dia Mundial do Meio Envolvente pela Organização das Nações Unidas em 1972, durante a Conferência de Estocolmo.
A data foi escolhida para marcar o início da conferência histórica na capital sueca, o primeiro grande encontro global que discutiu questões ambientais.
Natividade: Rádio Filial Nácional





