Marina labareda de golpe de morte novas regras de licenciamento ambiental

Marina chama de golpe de morte novas regras de licenciamento ambiental

A ministra do Meio Envolvente, Marina Silva, afirmou que o licenciamento ambiental brasílico sofreu um “golpe de morte” no Congresso, em referência à aprovação pelo Senado, na noite desta quarta-feira (21), das novas regras que flexibilizam as licenças para obras de impacto no país. A fala aconteceu nesta quinta-feira (22), na cerimônia em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade, na sede do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. No evento, houve o lançamento de ações para fortalecer a proteção dos biomas brasileiros.

“A gente não pode retroceder nem um centímetro, nas agendas que o Brasil já avançou, inclusive do licenciamento ambiental, que agora sofreu um golpe de morte lá no Congresso Vernáculo. E que a sociedade brasileira tenha a oportunidade de dar sustentabilidade política para que o licenciamento ambiental seja mantido. Porque essa é uma linguagem que nós políticos entendemos”.

Durante o encontro, foi anunciada a transferência de R$ 11,2 bilhões de recursos do Ministério do Meio Envolvente para o BNDES, Banco Vernáculo do Desenvolvimento Social. A quantia vai para o Fundo Clima, um dos instrumentos mais importantes na fomentação do desenvolvimento sustentável no Brasil. 

Ao participar da cerimônia, a secretária vernáculo de biodiversidade do Ministério do Meio Envolvente, Rita Mesquita, defendeu a maior participação da sociedade no debate sobre as questões ambientais.

“Eu acho que nós temos um enorme compromisso com a ensino das pessoas, com a disseminação de boa ciência, de resultados acessíveis para todos. A gente não pode tratar a biodiversidade uma vez que um tópico de acadêmicos, num círculo fechado, onde ninguém faz a menor teoria do que estamos falando. A melhor maneira de fazer isso é permitir a nossa sociedade que entre com essa biodiversidade”.

O presidente da FINEP, Financiadora de Estudos e Projetos, Celso Pansera, assinou um contrato de R$ 22 milhões com o Jardim Botânico, que serão destinados ao programa Política com Ciência.


Manancial: Rádio Escritório Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »