Matraca e pandeirão iniciam festejos juninos em São Luís do Maranhão

Matraca e pandeirão iniciam festejos juninos em São Luís do Maranhão

A toada que Adriano do Boi de Santa Fé anuncia, não deixa dúvidas: já estão abertos os festejos juninos em São Luís do Maranhão.

As ruas do Meio Histórico da cidade já estão repletas das tradicionais bandeirinhas coloridas.

A programação solene do Arraial da Cidade, na Terreiro Maria Aragão, começa nesta quinta-feira (5).

Tambor de crioula, cacuriá e os mais de século grupos de bumba-meu-boi também fazem segmento da tradição.

Os bumba meu boi, que abrem os festejos, estão divididos em cinco sotaques, uma vez que são chamadas no Maranhão as formas de tocar, dançar e se apresentar de cada um deles. Tem o de matraca, o de baixada, o de costa de mão, o de orquestra e o de zabumba.

Maria José Soares, de 60 anos, dirige um dos grupos de bumba meu boi mais populares de São Luís: o Boi de Maracanã. Há 50 anos ela conhece todo caminho e todo traquejo do boi que tem mais de 300 integrantes.

O início dos festejos juninos, para Maria, traz uma alegria única para oriente período de muito trabalho e muito encantamento.

“A gente vai com dez ônibus, de matraca, padeiro, de onça, mutuca. É uma realização. Depois que tá tudo pronto, o boi brincando, indo para os arraiás, todo mundo curtindo, todo mundo dançando, é bonito demais. É bom demais”.

Adriano Andrade vem de uma família de boieiros e sabe tocar matraca e pandeirão desde menino. Ele coordena o Boi de Santa Fé, do sotaque de baixada. Adriano fala da emoção que é levar 210 integrantes do Boi para recrear pelos arraiás da cidade.

“Ah o clima tá tudo lindo. Estamos cá com uma expectativa milénio. Já começamos a fazer apresentações antes e agora, a partir de sexta-feira, a gente começa uma temporada bastante cansativa. Mas gratificante, porque a gente trabalha o ano todo pra mostrar nosso clarão, nossa formosura, pra todo o público que nos assiste”.  

Os festejos juninos de São Luís do Maranhão só terminam depois do dia de São Marçal, festejado em 30 de junho. Até lá, muita matraca e pandeirão tocando pro bumba meu boi dançar.

A programação completa dos festejos juninos na capital maranhense pode ser conferida no site saoluis.ma.gov.br.


Manancial: Rádio Sucursal Nácional