Moraes será relator de ação do PSOL sobre derrubada do decreto do IOF

Moraes mantém data de acareação entre Mauro Cid e Braga Netto

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, determinou, nesta segunda-feira (30), a redistribuição de uma ação, proposta pelo PSOL, que questiona a decisão do Congresso Nacional de derrubar decretos presidenciais que aumentaram alíquotas do IOF, Imposto sobre Operações Financeiras.

Inicialmente, o ministro Gilmar Mendes foi sorteado relator dessa ação direta de inconstitucionalidade, mas, na sexta-feira da semana passada, enviou despacho para a presidência do STF solicitando que a relatoria fosse revista, pois o ministro Alexandre de Moraes já estava atuando em outra ação judicial, de autoria do PL, sobre o mesmo tema: a validade do decreto presidencial.

No despacho publicado nesta segunda-feira, o presidente Barroso entendeu que não há coincidência total entre as duas ações judiciais. Contudo, para ele, há “afinidade entre os temas em discussão e fundado risco de decisões contraditórias”, e por isso concordou com o argumento do ministro Gilmar Mendes de manter Alexandre de Moraes como relator dos dois processos.

Na ação, o PSOL alega que o Congresso extrapolou a competência constitucional e violou o princípio da separação dos Poderes ao editar o decreto legislativo para derrubar as novas regras do IOF.

Na quarta-feira da semana passada, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal revogaram um decreto editado pelo presidente Lula no mês de maio que aumentava o IOF para operações de crédito, de seguros e de câmbio. O objetivo era reforçar as receitas do governo e atender às metas do arcabouço fiscal. A estimativa era que a medida trouxesse R$ 10 bilhões a mais para os cofres públicos em arrecadação.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »