Do Maranhão à Bahia, os nove estados do Nordeste já estão em sarau para saudar o ciclo dos festejos juninos. O cheiro das comidas típicas de milho, as bandeirinhas coloridas enfeitando as casas e as ruas, as fogueiras e o forró comendo solto nos arraiás.
O arrasta-pé das quadrilhas juninas já esquenta também os interiores de todo o Nordeste.
Campo Grande (PB), Caruaru (PE), São Luís (MA), Amargosa (BA), Cruz das Almas (BA) e Aracaju (SE) são algumas das principais cidades conhecidas pela tradição dos festejos juninos. Todas já estão com uma programação intensa de forrós que estimulam o turismo e o consumo das produções locais ao longo do mês.
Em Campo Grande, a expectativa é receber mais de 2,8 milhões de visitantes ao longo dos 38 dias de programação. Já em Caruaru, conhecida porquê a capital do forró, a estimativa é de 3,5 milhões de pessoas durante os 72 dias de sarau.
Apaixonada pelos festejos juninos, a escritora Euler Lopes vive em Aracaju e conta porquê está o clima junino na capital sergipana.
As quadrilhas e os trios nordestinos são um dos pontos altos das celebrações juninas. Em Recife, a tradicional quadrilha junina Relâmpago de Sol homenageará Xangô Menino com o tema “Ô de dentro, Ô de fora, um reisado a São João”.
A quadrilheira Larissa Bonfim está animada para rodar os interiores e a capital com mais de dezesseis apresentações nos arraiás do estado.
A TV Brasil e a Rádio Pátrio transmitem ao vivo, durante o mês de junho, as festas de São João do Nordeste, diretamente de Campo Grande (PB), Caruaru (PE), Salvador (BA) e Amargosa (BA).
As transmissões acontecem sempre às quintas, sextas, sábados, domingos e segundas-feiras, até o dia 30 de junho.
O Arraiá Brasil também pode ser escoltado online, basta decrescer os aplicativos TV Brasil play e EBC Rádios.
Natividade: Rádio Escritório Nácional