Nunes Marques vota contra condenação de Zambelli por apontar revólver

Nunes Marques vota contra condenação de Zambelli por apontar revólver

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, abriu divergência e votou, nesta sexta-feira (15), contra a condenação da deputada Carla Zambelli (PL-SP) por porte ilegal de arma de fogo.
 
Zambelli está sendo julgada por esse crime e por constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo por ter apontado um revólver e perseguido um jornalista no meio da rua, durante um ato político às vésperas das eleições de 2022.
 
O julgamento havia sido suspenso em março, por um pedido de vista do próprio Nunes Marques. Mesmo com o voto divergente, o STF já formou maioria pela condenação de Carla Zambelli a cinco anos e três meses em regime semiaberto, além da perda de mandato da parlamentar.

O ministro relator, Gilmar Mendes, entendeu que a reação armada diante de ofensas não encontra amparo no Estado Democrático de Direito. Acompanharam o voto dele os ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Carmem Lúcia, Flávio Dino e Cristiano Zanin. O julgamento é virtual e vai até a próxima sexta-feira (22).
 
Essa é a segunda condenação de Carla Zambelli no STF. Ela já recebeu pena de 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça em 2023 e está presa desde o dia 29 de julho no presídio feminino de Rebibbia, em Roma, na Itália, para onde tinha fugido, na tentativa de não cumprir essa condenação. Zambelli agora aguarda a extradição.

Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »