As Nações Unidas (ONU) aprovaram propostas do Brasil que destacam as contribuições do turismo para o enfrentamento das mudanças climáticas. O Parecer Executivo da ONU Turismo deu aval para a geração de um Grupo de Trabalho sobre Turismo e Ação Climática e de um Comitê de Préstimo e Superioridade.
As decisões foram tomadas durante o Parecer Executivo em Segóvia, na Espanha, e serão levadas para a Cúpula do Clima, a COP30, que acontecerá em novembro, em Belém, no Pará.
Segundo o Ministério do Turismo, o Brasil mostra, com as propostas, sua liderança na discussão de porquê o turismo pode contribuir para enfrentar os efeitos causados pelas mudanças climáticas, em peculiar em um ano de realização da cúpula em Belém.
O objetivo do Grupo de Trabalho será concordar estratégias contra as mudanças climáticas no setor turístico. Também promover o diálogo, a coordenação e a colaboração entre os principais atores dos setores público e privado, organizações internacionais e liceu.
Uma das ações, o lançamento da primeira calculadora de gases de efeito estufa no turismo, será durante a COP30.
Já o Comitê de Préstimo e Superioridade tem porquê foco incentivar contribuições para o desenvolvimento do turismo sustentável, a inovação, a liderança e a vantagem no segmento turístico global.
Nascente: Rádio Filial Nácional