Operação desmonta quadrilha de cigarros ilegais nos estados do Sudeste

Polícia Federal assume controle e fiscalização das atividades de CACs

Agentes da Polícia Federal, em conjunto com as Receitas Federal e Estadual de Minas Gerais, cumpriram, nesta terça-feira (26), 18 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva em quatro estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. O objetivo é apurar a produção, distribuição e comercialização de cigarros clandestinos ou sem controle fiscal.

A ação integra a Operação Sinal de Fumaça II, um desdobramento das investigações iniciadas em outubro de 2024, que apuram quadrilhas envolvidas na produção ilegal de cigarros e também a participação de servidores públicos e de um profissional liberal na obtenção de benefícios ilícitos.

As investigações indicam que os servidores públicos recebiam vantagens indevidas para facilitar as atividades criminosas. Foi identificada uma organização que se utiliza de uma rede complexa para a prática dos ilícitos, com membros estrategicamente posicionados para garantir as práticas de fraude e de corrupção, que resultam em sonegação fiscal e posterior lavagem de capitais.

Os responsáveis poderão responder pelos crimes de sonegação fiscal, organização criminosa, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. As penas podem passar dos 40 anos de prisão.

A operação contou com a participação de 13 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal e 69 policiais federais.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »