A segunda fase da “Operação Limpa-Fios”, com a retirada de aproximadamente 24 mil metros de cabos irregulares de internet e telefonia instalados na rede de energia elétrica, foi realizada no centro de Campo Grande. A força-tarefa que ocorreu no domingo (7) – coordenada pelo Governo do Estado por meio da AGEMS (Agência Estadual de Regulação), com Energisa e Prefeitura de Campo Grande – iniciou o trabalho às 6h30 e, contabilizou ao final da operação a limpeza de 79 postes.
A região é considerada um ponto crítico pelo grande número de ilegalidades identificadas no mapeamento realizada pela distribuidora de energia. O diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, e o diretor de Gás e Energia, Matias Gonsales, acompanharam toda a execução junto à equipe da Câmara Técnica de Energia.
“Um sucesso essa segunda fase da operação. É um trabalho que vamos levar gradativamente a outros bairros da Capital e cidades do Estado para combater a fiação clandestina que é uma ameaça ao fornecimento de energia e à segurança das pessoas. Os resultados que estamos alcançando é fruto da ótima parceria entre todas as instituições, e do trabalho de excelência da nossa Diretoria de Energia e dos nossos técnicos”, disse Assis.
“Esse era um problema antigo na cidade, não somente pelo aspecto visual, mas pela segurança. Dessa vez, unimos AGEMS, Governo do Estado, concessionária e Prefeitura e estamos conseguindo promover a solução”, disse Gonsales.
Planejamento e continuidade
O projeto foi às ruas pela primeira vez em novembro. Entre a noite do dia 26 e madrugada de 27, a limpeza de 43 postes resultou na retirada 15 mil metros de fios irregulares.
A nova intervenção se concentrou novamente no quadrilátero central, com foco em vias onde o levantamento técnico da concessionária de energia identificou uma quantidade considerada crítica de instalações irregulares ou clandestinas.
Foram feitas remoções em 28 postes na Rua Treze de Maio; 35 postes na Rua Calógeras; e 16 postes na Avenida Afonso Pena. Todas as empresas com fiação de serviços de telefonia e internet instaladas nos postes foram previamente notificadas, assim como os comerciantes da área central, garantindo regularidade e segurança na execução.
Gizele Oliveira, Comunicação AGEMS
Fotos: AGEMS
Fonte: Agência de Notícias do Estado de MS






