PA: ribeirinhos serão capacitados para turismo voluntário

PA: ribeirinhos serão capacitados para turismo voluntário

As comunidades ribeirinhas da Amazônia nos municípios de Santarém, Aveiro e Belterra, no Pará, vão receber o primeiro investimento do governo federal para capacitação em turismo voluntário, segurança turística e formação de agentes comunitários.

A iniciativa inclui oficinas, diagnósticos, cursos e encontros formativos integrados às ações do Projeto Muiraquitã, que leva as estratégias federais para as comunidades por meio do Navio Hospital Escola Abaré, uma Unidade Básica de Saúde Fluvial. O Muiraquitã tem parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O anúncio foi feito neste domingo (6), durante visita do ministro do Turismo, Celso Sabino, à região. O investimento inicial é de R$ 300 mil.

A iniciativa leva em conta os desafios logísticos da região, como a dificuldade de transporte e o acesso limitado a serviços públicos. A ideia é levar as políticas públicas para populações historicamente afastadas, a partir da atividade turística.

A Universidade Federal do Oeste do Pará coordena a parte pedagógica, que inclui oficinas, cartilhas e cursos sobre atendimento ao turista, geração de renda e integração da produção rural. A expectativa é que a profissionalização do turismo ribeirinho estimule a visitação consciente e o respeito à cultura das comunidades tradicionais.


Fonte: Rádio Agência Nácional