PF deflagra operação para combater fraudes bancárias

Polícia Federal assume controle e fiscalização das atividades de CACs

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (21) a segunda fase da “Operação Oasis 14”, para desarticular organização criminosa especializada em fraudes contra o sistema financeiro nacional e programas sociais.

Cerca de 140 agentes cumprem 26 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão em oito cidades do Rio de Janeiro e na capital paulista. Na última atualização, 14 pessoas já haviam sido presas.

Na casa de um dos alvos, no município de São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos fluminense, os policiais encontraram um revólver com munições. Dessa forma, além da prisão por força do mandado judicial, o investigado foi detido em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

 A investigação, que teve início em maio de 2024 junto com a Caixa Econômica Federal, apontou a participação de seis funcionários da instituição e quatro empregados de bancos privados, que utilizavam documentos falsos, de pessoas de baixa renda, como laranjas ou sócios fantasmas de empresas.

Ainda segundo a PF, mais de 330 empresas de fachada faziam parte do esquema criminoso.

Foram identificadas cerca de 200 operações de crédito fraudulentas, com prejuízo ao sistema financeiro de R$ 110 milhões.

Além do crime de organização criminosa, os investigados responderão por estelionato qualificado, crime contra o sistema financeiro nacional, corrupção ativa e passiva, assim como  lavagem de dinheiro.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »