PF investiga ataque hacker a empresa que presta serviços a bancos

Programa abre 10 mil vagas para formação de programadores

A Polícia Federal abriu, nesta quarta-feira (2), um inquérito para investigar um ataque hacker contra uma empresa que presta serviços de tecnologia para instituições financeiras brasileiras. Os criminosos invadiram os sistemas da C&M Software e teriam desviado recursos depositados por bancos em contas reservas mantidas no Banco Central (BC).

O ataque ocorreu na terça-feira (1º) e, até o momento, não há estimativa de quanto foi desviado ou de quantas instituições financeiras foram afetadas.

O Banco Central informou que determinou o desligamento do acesso das instituições financeiras às infraestruturas operadas pela C&M.

A empresa de tecnologia administra a troca de informações entre instituições brasileiras ligadas ao Sistema de Pagamentos Brasileiro e participantes do Pix. Por causa do desligamento, há relatos de que alguns bancos tiveram operações Pix suspensas por alguns instantes na manhã desta quarta.

Em nota, o diretor comercial da C&M Software, Kamal Zogheib, afirmou que a empresa foi vítima de uma ação criminosa que envolveu o uso indevido de credenciais de clientes, como login e senha, para tentar acessar seus sistemas e serviços de forma fraudulenta. A empresa informou ainda que adotou as medidas previstas nos protocolos de segurança e que “todos os seus sistemas críticos seguem íntegros e operacionais”, além de estar colaborando com a Polícia Federal, com o Banco Central e com a Polícia Civil de São Paulo.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »