Plataforma digital vai mapear agressões a mulheres no RJ

Plataforma digital vai mapear agressões a mulheres no RJ

O combate à violência contra a mulher ganhou mais um aliado no estado do Rio de Janeiro. É a plataforma digital do Observatório do Feminicídio, que reúne dados da segurança, justiça e saúde.

O portal apresenta uma linguagem acessível, além de painéis interativos, que mostram levantamentos com notificações de violência de gênero. Em 2024, por exemplo, foram registrados 148 casos diários em unidades de saúde em todo o estado.

Esses dados disponíveis poderão ajudar a traçar um panorama da violência, além de servir de base para ações e políticas púbicas de prevenção.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, entre janeiro e julho deste ano, foram mais de  42 mil notificações de violência em unidades de saúde, sendo 73,5% das vítimas mulheres. A violência física lidera os casos, em seguida a sexual, onde o estupro é o tipo mais comum.

Em 42% das notificações, houve reincidência da agressão.

A secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, que coordena a plataforma, explicou, durante o lançamento, nesta quarta-feira, que pela primeira vez, os dados são compilados em um só lugar em seis painéis interativos. A iniciativa inédita une, segundo ela, ciência e informações para enfrentar uma das formas mais cruéis de violência contra a mulher.

A plataforma digital tem o apoio técnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro e servirá, também, para aqueles que denunciam, investigam e julgam os casos, além de acolher sobreviventes e familiares.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »