Mercadorias Incluíam Pescados, Frutas e Vegetais Sem Comprovação de Origem Legal da Bolívia
A Polícia Militar (PM) de Corumbá realizou uma nova ação de fiscalização contra ilícitos fronteiriços na manhã da última sexta-feira (14). A equipe de Rádio Patrulha do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionada via Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) para investigar a atitude suspeita de pessoas em uma residência no bairro Popular Nova, um local já conhecido por ser ponto de apoio para o transporte de mercadorias e indivíduos vindos da Bolívia.
Durante a abordagem inicial, a PM inspecionou as bagagens de diversas pessoas presentes no imóvel, mas não encontrou materiais ilícitos diretamente com elas. No entanto, uma busca no interior da casa revelou um grande número de produtos transportados de maneira irregular e sem a devida comprovação de origem legal.
Entre os itens apreendidos, destacam-se diversos produtos de origem vegetal, como pimentas, vagens, pêssegos e a fruta achachairu. Além disso, foram localizadas duas caixas térmicas repletas de pescados, que estavam armazenados em gelo. Bebidas alcoólicas, refrigerantes e doces também faziam parte da carga.
Diante da suspeita de crime de descaminho e, principalmente, do transporte irregular e risco sanitário representado pelos produtos de origem animal e vegetal sem fiscalização, a Polícia Militar acionou a Receita Federal. O órgão compareceu ao local e assumiu o controle da ocorrência. Todo o material apreendido foi encaminhado para a fronteira Brasil-Bolívia, onde seriam realizados os procedimentos legais e sanitários cabíveis.
A operação sublinha a integração e o comprometimento da Polícia Militar no combate a crimes fronteiriços, garantindo não apenas a fiscalização aduaneira, mas também a proteção da saúde pública da população de Corumbá.




