PMA flagra desmatamento e transporte irregular de aroeira em área de reserva

PMA flagra desmatamento e transporte irregular de aroeira em área de reserva

Seis homens foram presos em flagrante com 220 postes de madeira extraídos ilegalmente

Madeira retirada ilegamente depoistada em caminhão (Foto: Divulgação).

A PMA (Polícia Militar Ambiental) um esquema de desmatamento e transporte ilegal de madeira em uma área de reserva localizada entre o distrito de Quebra Coco e o município de Sidrolândia, a cerca de 69 quilômetros de Campo Grande. Seis homens foram presos em flagrante com 220 postes de aroeira, um caminhão e uma caminhonete utilizados na atividade.

A operação foi desencadeada após denúncia e monitoramento realizado pela equipe de inteligência do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental. Drones equipados com câmeras termais e imagens de satélite auxiliaram na localização de um caminhão carregado com madeira, escondido em meio à vegetação densa. A fiscalização constatou no local a extração ilegal e o carregamento de árvores nativas.

Caminhão com carregamento foi descoberto com a ajuda de drone (Foto: Divulgação)

Segundo relatos dos envolvidos, a atividade ocorria desde segunda-feira (28) em uma área de reserva, possivelmente de domínio indígena. A madeira estava sendo cortada e transportada sem qualquer autorização ambiental.

Os detidos, juntamente com os 220 postes de aroeira, o caminhão com carroceria tipo gaiola boiadeira e a caminhonete de apoio, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Campo Grande para as providências legais. Além das medidas criminais, a PMA aplicou um auto de infração administrativa no valor de R$ 275 mil, conforme prevê a legislação ambiental para casos de destruição ou exploração ilegal de floresta em área de reserva…. veja mais em https://www.campograndenews.com.br/meio-ambiente/pma-flagra-desmatamento-e-transporte-irregular-de-aroeira-em-area-de-reserva

Fonte: Campo Grande News



Fonte: Agência Brasil

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »