Policial Christoffer quer priorizar matrículas de alunos autistas em escolas próximas de suas casas

Policial Christoffer quer priorizar matrículas de alunos autistas em escolas próximas de suas casas

Projeto de Lei visa prometer inclusão, protecção e acessibilidade para estudantes com TEA na rede municipal de ensino

Ver. Christoffer(PL)/Foto: Assessoria

De autoria do vereador Policial Christoffer (PL), o Projeto de Lei 60/25 tem uma vez que objetivo certificar que alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tenham prioridade na matrícula em escolas municipais próximas de sua residência ou do sítio de trabalho de seus responsáveis.

Segundo o responsável da proposta, a medida vai além da facilidade logística para as famílias, pois contribui para a adaptação segura e tranquila dos alunos com TEA, inserindo-os em um envolvente educacional que respeita e acolhe suas especificidades.

O projeto também propõe que as escolas façam adequações nos espaços físicos, com o intuito de promover um envolvente mais hospitaleiro e sensível às necessidades dos alunos com TEA.

Para o vereador, a presença de equipes capacitadas e de infraestrutura adaptada é indispensável para o desenvolvimento integral desses alunos. Ressalta ainda que o processo de adaptação escolar é único para cada estudante com TEA e que, em casos de crise, o rápido aproximação ao responsável pode ser determinante para manter o bem-estar emocional e a segurança do aluno, favorecendo sua permanência e sucesso no envolvente escolar.



Manadeira: Filial Brasil