As inscrições para o Prêmio Periferia Viva estão abertas até o próximo domingo, dia 27. Conforme o edital, serão reconhecidas iniciativas periféricas que contribuam para reduzir desigualdades sociais e territoriais em todo o país.
Organizado pela Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, o prêmio selecionará 178 projetos em três eixos. Na categoria de iniciativas populares, serão escolhidos 150, com prêmio de R$ 50 mil; outros 25 para assessorias técnicas, valendo R$ 30 mil; e três de entes públicos governamentais, que vão receber troféus.
Neste ano, com o tema “Periferia Viva é construção coletiva”, a premiação vai focar em projetos que fortaleçam os saberes coletivos e a diversidade das comunidades periféricas brasileiras, como explica o coordenador da Rede Nós Periféricos do ministério, Danilo Pereira:
“Além dos três eixos de inciativas que a gente premia, para iniciativas populares, a gente tem oito categorias: iniciativas que desenvolvem planos populares; cartografia social; iniciativas que promovem justiça territorial, direito à cidade; iniciativas também que trabalham com gestão comunitária; justiça climática; prevenção e redução de riscos; iniciativas que trabalham com a ocupação e a transformação dos territórios, dos espaços periféricos; e iniciativas de economia e rede solidária.”
Após o processo de seleção dos projetos pela comissão julgadora, a Secretaria Nacional de Periferias promoverá uma etapa de votação popular, com o objetivo de ampliar a participação social.
As inscrições, reforçando, podem ser feitas até o dia 27 de julho, pelo site mapadasperiferias.cidades.gov.br/premio/.
Fonte: Rádio Agência Nácional