Prêmio Periferia Viva tem inscrições abertas até o dia 27 de julho

Prêmio Periferia Viva tem inscrições abertas até o dia 27 de julho

As inscrições para o Prêmio Periferia Viva estão abertas até o próximo domingo, dia 27. Conforme o edital, serão reconhecidas iniciativas periféricas que contribuam para reduzir desigualdades sociais e territoriais em todo o país.
 
Organizado pela Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, o prêmio selecionará 178 projetos em três eixos. Na categoria de iniciativas populares, serão escolhidos 150, com prêmio de R$ 50 mil; outros 25 para assessorias técnicas, valendo R$ 30 mil; e três de entes públicos governamentais, que vão receber troféus.
 
Neste ano, com o tema “Periferia Viva é construção coletiva”, a premiação vai focar em projetos que fortaleçam os saberes coletivos e a diversidade das comunidades periféricas brasileiras, como explica o coordenador da Rede Nós Periféricos do ministério, Danilo Pereira:

“Além dos três eixos de inciativas que a gente premia, para iniciativas populares, a gente tem oito categorias: iniciativas que desenvolvem planos populares; cartografia social; iniciativas que promovem justiça territorial, direito à cidade; iniciativas também que trabalham com gestão comunitária; justiça climática; prevenção e redução de riscos; iniciativas que trabalham com a ocupação e a transformação dos territórios, dos espaços periféricos; e iniciativas de economia e rede solidária.”

Após o processo de seleção dos projetos pela comissão julgadora, a Secretaria Nacional de Periferias promoverá uma etapa de votação popular, com o objetivo de ampliar a participação social. 
 
As inscrições, reforçando, podem ser feitas até o dia 27 de julho, pelo site mapadasperiferias.cidades.gov.br/premio/.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »