Processo de extradição de Zambelli deve ser demorado, diz especialista

Após Zambelli sair do país, advogado deixa defesa da parlamentar

A extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) ainda deve passar por várias etapas na Justiça da Itália, após sua prisão em Roma nessa terça-feira (29).

O advogado e mestre em Direito Penal pela Universidade de Harvard, Bernardo Weaver, explica que o processo costuma ser demorado. Ele lembra o caso do ítalo-brasileiro Henrique Pizzolato, que durou 20 meses.

O Ministério Público italiano vai se manifestar, e a Justiça tem 48 horas para decidir se mantém Zambelli presa ou aplica medidas alternativas, como uso de tornozeleira eletrônica. Essa decisão valerá até o fim do processo de extradição.

O governo brasileiro também precisa enviar documentos para fundamentar o pedido.

A defesa da deputada afirma que ela se entregou à Justiça e que pretende pedir asilo político. Já a Polícia Federal do Brasil e jornais italianos informam que Zambelli foi presa durante uma ação policial na capital italiana.

Segundo Bernardo Weaver, a entrega voluntária pode beneficiar a defesa no andamento do processo.

Carla Zambelli era procurada pela Interpol e estava foragida havia dois meses. Ela foi condenada a 10 anos de prisão por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A deputada fugiu primeiro para os Estados Unidos e, em maio, seguiu para a Itália. Atualmente, está licenciada da Câmara dos Deputados.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »