Programa Amazônia Azul deve ser lançado em agosto

Programa Amazônia Azul deve ser lançado em agosto

O governo federal avança na elaboração do Programa Amazônia Azul, a política pública voltada ao desenvolvimento sustentável da faixa costeira e marinha do país. Programada para ficar pronta em agosto, a formalização do Amazônia Azul pode se tornar uma das principais ferramentas de desenvolvimento sustentável da faixa litorânea brasileira.

O foco é tanto a geração de emprego e renda quanto a proteção dos recursos naturais. Além de atender comunidades tradicionais, pescadores, pequenos negócios, jovens e microempreendedores individuais que atuam na chamada “economia do mar”.

Na penúltima reunião de preparação do Programa, nessa quarta-feira (30), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e outros órgãos definiram os principais instrumentos de planejamento, execução e avaliação. A expectativa é que a versão final da proposta fique pronta em 13 de agosto, na última reunião do grupo.

A principal ferramenta será a Agenda Plurianual de Ações, para organizar as iniciativas entre 2026 e 2028. A partir de 2029, os planos passarão a ser a cada quatro anos. Os municípios participantes serão escolhidos por meio de um ranking e reavaliados a cada dois anos.

A prioridade leva em conta: a tipologia de municípios da zona costeira e áreas com mar. Os critérios são vulnerabilidade social, dependência econômica e produtiva, além de risco de desastres.

Para viabilizar o programa, o governo prevê diversas fontes de financiamento: orçamento da União, fundos do Norte-Nordeste, BNDES e recursos internacionais.

 


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »