A cidade do Conde, no litoral Sul do estado, será a primeira paragem do projeto São João na Rede, da Secretaria de Cultura da Paraíba. Lá, os moradores do sítio Mata da Chica vão receber feiras de gastronomia e artesanato e testemunhar a apresentações de quadrilhas juninas e shows do trio Os Muito Chegados, da orquestra Forró Caçuá e da cantora Lucy Alves.
O secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos, explica que a programação tem endereço evidente na edição deste ano do projeto:
“Esse caminhão não vai para as zonas urbanas. Ele só vai circundar pelas zonas rurais. Portanto a gente só vai fazer São João nos sítios, lembrando os velhos festejos de Luiz Gonzaga, de Jackson de Pandeiro, de Marinês. Eles usavam aquele coche, uma D20, que parava, eles montavam o som em cima do coche e faziam o show ali. Vai ser um tanto parecido com isso, só que ao invés de uma D20, a gente tem um caminhão pleno de LED, pleno de luz, pleno de pirotecnia.”
A teoria é levar o São João para onde geralmente não chega a sarau mais tradicional da região Nordeste. Esse ano as crianças também serão contempladas na programação, com a história do forró sendo contada por meio de um teatro de bonecos.
O São João na Rede está na sexta edição e começou durante a pandemia da covid-19, quando a valorização do forró tradicional acontecia somente em lives nas redes sociais. Agora, em 2025, comunidades rurais de 12 cidades da Paraíba vão receber as atrações.
Natividade: Rádio Dependência Nácional