Quase 12 milhões de pessoas vivem em unidades de conservação no Brasil

Quase 12 milhões de pessoas vivem em unidades de conservação no Brasil

Cerca de 12 milhões de brasileiros residiam em unidades de conservação no país, em 2022. Isso equivale a quase 6% da população. Naquele ano, o Brasil tinha 2.365 unidades de conservação: quase metade delas estava habitada. Essas informações inéditas foram divulgadas nesta sexta (11) pelo IBGE e fazem parte de um suplemento do Censo Demográfico 2022.

As unidades de conservação são espaços com características naturais relevantes instituídos pelo poder público com objetivo de conservação e limites definidos. Podem ser criadas pela União, Estados ou Municípios e são divididas em unidades de proteção integral, como estações ecológicas, parques e reserva biológica; ou como unidades de uso sustentável, como as APAs, áreas de proteção ambiental, florestas e reservas.  

Quase 99% das pessoas que moram em unidades de conservação estão em áreas de uso sustentável, como áreas de proteção ambiental e reservas extrativistas. A maior parte habita em áreas urbanas, quase 79%, enquanto 21% estão em regiões rurais.

A pesquisa mostrou que pouco mais da metade dos residentes em unidades de conservação é identificada como parda, detalha a pesquisadora do IBGE Marta de Oliveira Antunes

“A maioria da população se declara parda, né? 51,12% e a gente tem a categoria preta com 11,92%, ambas acima da sua presença na população nacional. E o destaque também para os indígenas e para os quilombolas com 11,12% e 2,39%, bem acima do que a gente tem de participação na população nacional”.

Quando se analisam os povos e comunidades tradicionais, um em cada cinco quilombolas brasileiros reside em unidades de conservação, explica a pesquisadora

“A gente tem 21,22% da população quilombola residente em unidade de conservação. Estamos falando quase de 300 mil pessoas quilombolas residindo dentro de unidades de conservação e diferente dos indígenas, a gente já tinha, né, nos quilombolas, a grande maioria dos quilombolas residindo em situação rural e quando a gente olha para as unidades de conservação, a gente vê que tem um peso ainda maior da situação rural quando a gente tá dentro das unidades de conservação”.

Os estados de São Paulo, Maranhão e Bahia, além do Distrito Federal, concentram a maior parte da população em unidades de conservação, com mais de um milhão de habitantes nos estados do nordeste e no DF; São Paulo tem quase 2,5 milhões de residentes nesses espaços.  

A pesquisa ainda mostrou que cerca de 40% dos moradores viviam em domicílios onde havia pelo menos uma precariedade em relação ao abastecimento de água, à destinação do esgoto ou à coleta de lixo. Na população brasileira, essa proporção é de 27%. 


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »