Reservado ou Caprichoso? Começa Festival de Paritins

Garantido ou Caprichoso? Começa Festival de Paritins

O vértice do Festival de Parintins, no Amazonas, que envolve a disputa entre os bois Reservado e Caprichoso, vai intercorrer unicamente entre os dias 27 e 29 de junho. Apesar disso, a edição deste ano do evento começa oficialmente nesta sexta-feira (13).

A cidade amazonense dá o pontapé inicial na edição de número 58 do festival neste término de semana, com a disputa do segundo grupo da sarau, formado por associações folclóricas e culturais, quadrilhas, grupos de dança e bois mirins, que se apresentam no Anfiteatro Silas Marçal, a Rossio dos Bois.

Hoje e amanhã, a partir das 19h, se apresentam 16 quadrilhas. No domingo, a partir das 18h, acontece a disputa dos três bois mirins — Estrelinha, Tupy e Mineirinho. Eles sobem ao palco com performances de até 80 minutos cada.

Em paralelo, o Boi Reservado já iniciou o translado de seus módulos alegóricos para a concentração do Bumbódromo, marcando o início da montagem de sua apresentação para o Festival de Parintins deste ano. Marialvo Brandão, vice-presidente do Reservado, explica por que começou o transporte das esculturas e módulos desde o último dia 10 de junho.

“Quando a gente planeja fazer o translado a 17 dias do festival, é porque nós temos um boi muito grande, com um pouco mais de 200 módulos. O translado, que é um pouco mais de 2 quilômetros, muita coisa se danifica, logo a gente precisa de tempo para fazer essas correções. Nós precisamos de tempo para fazer os testes com nossos itens.”

Considerado o maior espetáculo a firmamento descerrado do mundo, o Festival de Parintins atrai multidões todos os anos. Em 2025, a expectativa é superar os 120 milénio visitantes que estiveram na cidade na edição de 2024.


Nascente: Rádio Escritório Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »