Rio: mostra “Com que roupa eu vou” fica em papeleta até 1º de junho

Líder do PCC, substituto de Marcola, é preso na Bolívia

Trinta e oito artistas de todo o país se reúnem em uma grande exposição no Rio de Janeiro, que explora o encontro da voga e a arte contemporânea através de diferentes narrativas.

Com que roupa eu vou é o título da mostra coletiva, em referência à música de grande sucesso do cantor e compositor Noel Rosa, e que poderá ser visitada até o dia 1º de junho, no Meio Cultural Laurinda Santos Lobo.

A curadora Amanda Leite dá um spoiler da mostra:

 

“O visitante vai encontrar retrato, pintura, objetos instalativos, vestimentas, gravuras, enfim, uma pluralidade de formas de se expressar em torno do tema”.

Ela também destaca questões que são levantadas, algumas bastante delicadas, sobre o mundo da voga:

“Além da questão do consumo e de toda a maquinaria que envolve hoje a fabricação de roupas, no Brasil e fora do país — porquê, por exemplo, os casos de escravidão infantil na produção de roupas de grife, que já foram noticiados —, queremos invitar o público a pensar que a voga também é uma linguagem artística e uma forma de frase”.

A curadora destaca ainda o que, na sua visão, é a núcleo do trabalho apresentado:

“Eu acho que a coisa mais lítico dessa exposição é o encontro. A variedade de obras que foram, a princípio, pensadas e elaboradas individualmente por cada artista em sua mansão, em seu ateliê, mas que agora, em conjunto, trazem um frescor ao tema, um encontro inédito, festivo”.

E finaliza com uma reflexão sobre o que significa vestir-se… “Ah, com certeza: vestir-se é, sim, um ato de enfrentamento. É um gesto político identitário e até territorial”. ‘

A exposição Com que roupa eu vou tem ingresso franca e classificação indicativa livre.

O Meio Cultural Laurinda Santos Lobo é um equipamento da Prefeitura do Rio, e fica no tradicional bairro de Santa Teresa, no meio da cidade.


Manancial: Rádio Sucursal Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »