Salvador inicia, nesta sexta-feira (1), as celebrações da primeira santa católica brasileira, Santa Dulce dos Pobres.
Com o tema Com Santa Dulce dos Pobres, Somos Peregrinos de Esperança, a programação vai até 13 de agosto, no Santuário Santa Dulce, na capital baiana. Estão previstas trezena, missas, apresentações musicais, quermesse e procissões. Também haverá atividades paralelas, como vila gastronômica, serviços de saúde gratuitos, caminhada Amigas de Dulce, carreata, passeio ciclístico e a Rota da Fé.
No Instagram @santuariosantadulce, é possível conferir o calendário completo, que inclui o Santa Dulce Itinerante, com a imagem peregrina visitando paróquias de Salvador até 8 de agosto.
A programação cultural será na Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma, com atrações como Johnny Mendes e Orquestra Compassos, Anjos de Resgate e Padre Antônio Maria. Haverá ainda um tributo à santa com Targino Gondim, Del Feliz, Adelmário Coelho e convidados.
A agenda religiosa inclui quatro procissões. A primeira, Procissão da Memória, será em 3 de agosto, às 8h, do Santuário até a Igreja da Conceição da Praia. No dia 8, às 17h, ocorre a Procissão dos Arcos, com cortejo da Igreja do Bonfim de volta ao Santuário. Em 12 de agosto, às 15h, será a vez da Procissão dos Nós, com o trajeto inverso.
O encerramento, em 13 de agosto, Dia de Santa Dulce, será marcado pela Missa Campal, às 17h, presidida pelo arcebispo e primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha. Em seguida, acontece a Procissão Luminosa, da Praça Irmã Dulce até a Colina Sagrada.
Fonte: Rádio Agência Nácional