O Ceará está oficialmente em clima de São João. A Sarau do Pau da Bandeira abriu as comemorações, em Barbalha, no dia 1º de junho. Ao todo, serão 21 festas regionais, que integram o 25º Festejo Ceará Junino e que fazem segmento do calendário cultural do estado, promovido pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult).
O festejo é uma das maiores celebrações da cultura popular brasileira, reunindo centenas de grupos juninos em etapas classificatórias. A coordenadora do Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará, Jéssica Ohara, destaca a valimento do São João para a manutenção das tradições culturais:
“O São João é um momento de culminância para as quadrilhas, para os produtores, para as costureiras, sapateiros, chapeleiros, todo mundo que faz segmento do ciclo da cultura junina. Logo, o São João é a hora que eles vão mostrar ao público o trabalho que eles vêm desenvolvendo desde o ano pretérito. Mal termina o São João, logo começa o a preparação para o próximo, se tornando o motor que consegue fazer com que as tradições se mantenham e continuem a ser valorizadas pelo público mais jovem e também que elas continuem a manter aquele tino de autoestima da população, de geração, que só a originalidade consegue produzir”.
Tradição
Porquê muitas tradições culturais, as festas juninas passaram por diversas adaptações ao longo do tempo. A sarau, que tem raiz europeia, foi incorporando elementos da cultura do Brasil, uma vez que a gastronomia lugar e a dança da quadrilha, tornando-se uma celebração genuinamente brasileira. Para Jéssica Jessica Ohara, as tradições precisam mudar e se aprimorar, mas sem perder o sentido. Ela analisa o Ceará Junino uma vez que uma política pública do estado do Ceará: “Ela funciona uma vez que um guarda-chuva que abrange todas as ações da Secretaria da Cultura, de fomento, notícia, desenvolvimento de pesquisas e celebração mesmo da identidade cearense”.
Programação
A programação solene do evento abrange todas as macrorregiões cearenses. Ao todo, mais de 250 quadrilhas participam das festas, que ocorrem em 18 municípios cearenses. A grande final ocorrerá entre os dias 17 e 20 de julho, em Aracati.
Nascente: Rádio Dependência Nácional