São Paulo registra primeiro caso de gripe aviária em 2025

São Paulo registra primeiro caso de gripe aviária em 2025

Confirmado, em São Paulo, primeiro caso de gripe aviária em 2025.

O caso foi detectado em uma ave silvestre encontrada no município de Diadema, na região metropolitana, que apresentava sintomas de dificuldade de voar, alterações respiratórias e neurológicas.

A Secretaria de Lavradio e Fornecimento do estado isolou rapidamente a ave, e colheu amostras.

Segundo o Laboratório Federalista de Resguardo Agropecuária, esse primeiro caso positivo de Influenza Aviária de Subida Patogenicidade é só; e não apresenta qualquer relação com granjas comerciais ou produção de provisões.

A Resguardo Agropecuária acrescenta que, por se tratar de ave migratória, não vai resultar em embargos nas exportações de carnes e ovos, nem mudar o status sanitário de São Paulo e do Brasil perante a Organização Mundial de Saúde Bicho.

O departamento afirma que não há risco à população nem impacto na produção avícola, e que o consumo de músculos de aves e ovos é seguro. Mas, recomenda que a população não toque em aves que possam apresentar os sinais clínicos. E que, em caso de suspeita ou identificação de aves mortas, acionem a Resguardo Agropecuária.


Nascente: Rádio Escritório Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »