Semana da Amazônia debate desenvolvimento rural sustentável

Semana da Amazônia debate desenvolvimento rural sustentável

Representantes de governos de países da América Latina e do Caribe estão reunidos, até esta quinta-feira (4), em Manaus, capital amazonense para participar da Semana da Amazônia.

Entre os temas debatidos estão desenvolvimento rural sustentável, segurança alimentar e o fortalecimento de sistemas agroalimentares na região amazônica.

O evento foi organizado pelo Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

A ação tem como objetivo compartilhar as experiências e conhecimentos do Brasil em segurança alimentar com outros países da América Latina e o Caribe.

Segundo Ruy Pereira, Diretor da ABC, a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, os representantes têm a missão de transformar a parceria em ações.

“Aqui em Manaus teremos a oportunidade de traduzir essa cooperação em ação. O empenho do programa Brasil-FAO, composto por sete grandes projetos regionais, para realizar essa semana amazônica, reflete o nosso compromisso com a agenda integrada de combate à fome e de promoção do desenvolvimento sustentável”.

Como parte dessas medidas, o governo brasileiro tem a meta de assentar 316 mil famílias até o ano que vem. Todas elas devem ser inseridas no Programa Nacional de Reforma Agrária, como afirmou Fernanda Machiavelli, secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

“São famílias que vão ser incluídas no Programa Nacional de Reforma Agrária, seja pela via de novos assentamentos, ambientalmente diferenciados, famílias que são regularizadas e reconhecidas. Esse grande público está, em grande parte, concentrado na região amazônica. É o estado do Pará que tem mais de 40% dos assentamentos da reforma agrária e é ali também que está grande parte dos conflitos fundiários no nosso país”.  

A Semana da Amazônia tem o objetivo de colaborar com investimentos e parcerias, além de promover políticas públicas.

*Com supervisão de Roberta Lopes 


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »