Senado oficializa afastamento de Marcos do Val por 115 dias

Senado oficializa afastamento de Marcos do Val por 115 dias

O Senado oficializou, nesta quinta-feira, o afastamento do senador Marcos Do Val, do Podemos do Espirito Santo, por 115 dias para tratamento de saúde. Uma junta médica atendeu ao pedido do senador, que vai continuar recebendo seus salários.

Investigação

Marcos do Val é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por promover uma campanha de intimidação contra policiais federais responsáveis por investigações em andamento.

Ele também é suspeito de planejar um plano para anular as eleições de 2022. Em nota, o senador alegou que a licença temporária é para cuidar dos pais, que passam por problemas de saúde. 

Tornozeleira eletrônica

No mês passado, o STF determinou que Do Val usasse tornozeleira eletrônica e que tivesse as contas bloqueadas por descumprir decisão que o impediria de viajar para fora do país.

Mas um acordo entre o Senado e o ministro Alexandre de Moraes suspendeu parte das limitações impostas. Do Val voltou a usar as redes sociais, desde que não faça ataques ao Estado Democrático de Direito, e retomou suas contas bancárias. Porém, foi mantida a proibição de deixar o país. 


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »