STF marca retomada de julgamento virtual de Zambelli para 15 de agosto

Após Zambelli sair do país, advogado deixa defesa da parlamentar

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 15 de agosto a retomada do julgamento virtual contra a deputada federal Carla Zambelli por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. Desde março deste ano, a análise deste caso estava suspensa por um pedido de vista feito pelo ministro Nunes Marques, que devolveu o processo para deliberação nesta sexta-feira (1º).

Até o momento, o Supremo tem maioria de 6 votos a 0 para condenar a parlamentar a cinco anos e três meses de prisão em regime semiaberto. Os ministros que já votaram nesta ação também se manifestaram pela perda do mandato em função da condenação criminal.

Zambelli foi condenada por invasão a sistema do CNJ

Essa poderá ser a segunda condenação da parlamentar no STF, já que Zambelli foi condenada a dez anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ, ocorrida em 2023.

A deputada licenciada foi detida na última terça-feira (29), em Roma, na Itália, onde tentava escapar do cumprimento de um mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes pela condenação no caso do CNJ.

Carla Zambelli, que tem cidadania italiana, segue presa em Roma, após passar por audiência de custódia, realizada nesta sexta. O governo brasileiro já solicitou a extradição da deputada para o Brasil.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »