STF ouve defesa de Bolsonaro e ex-ministros nesta quarta

STF ouve defesa de Bolsonaro e ex-ministros nesta quarta

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal realiza nesta quarta-feira (3) o segundo julgamento sobre a tentativa de golpe de Estado.

A sessão começa às 9h, com as manifestações das defesas dos acusados.

A primeira a se manifestar será a do general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional.

Em seguida, falam os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Depois, é a vez do general e ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e por fim, a do general Walter Braga Netto, ex-ministro e candidato a vice na chapa de 2022.

Cada defesa terá uma hora para contestar a acusação da Procuradoria-Geral da República, de uma uma tentativa de golpe e um plano de ataques às instituições democráticas.

Em suas alegações finais, entregues em agosto, os advogados de Bolsonaro classificaram a acusação de “absurda” e “golpe imaginado”, alegaram falta de provas e pediram a anulação da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid.

A previsão é que as defesas dos quatro réus concluam as sustentações orais até o início da tarde. O julgamento será retomado na próxima semana, com a leitura do voto do ministro Alexandre de Moraes, que poderá absolver ou condenar os réus. Em seguida, votam os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

A decisão final será tomada pela maioria, ou seja, com o voto de pelo menos três dos cinco ministros. O resultado deve ser conhecido até o fim da semana. As próximas sessões estão marcadas para terça, quarta e sexta-feira.

 

 


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »