STJ suspense julgamento de condenada pela morte dos pais em Brasília

Líder do PCC, substituto de Marcola, é preso na Bolívia

O ministro Sebastião Reis Júnior, do Superior Tribunal de Justiça, votou nesta terça-feira (5) para anular a condenação de 61 anos de prisão da arquiteta Adriana Villela.

Ela foi condenada como mandante do assassinato dos próprios pais e de uma empregada da família, no caso que ficou conhecido como “Crime da 113 Sul”, em Brasília,

O voto do ministro foi na Sexta Turma do STJ, que julga um pedido da defesa da arquiteta para anular a condenação, além de uma solicitação do Ministério Público de prisão imediata de Adriana. 

O magistrado entendeu que a defesa não teve acesso aos depoimentos extrajudiciais dos outros réus que acusaram Adriana de autoria do assassinato.

Com o voto do ministro, o placar do julgamento está empatado em 1 a 1. O relator do caso, o ministro Rogério Schietti, já tinha votado pela prisão imediata de Adriana Villela. Três magistrados ainda precisam votar, mas o julgamento foi suspenso após mais um pedido de vista, sem data para retorno. 

O crime ocorreu em 2009, quando o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, José Guilherme Villela, a esposa, Maria Carvalho Villela, e a empregada, Francisca Nascimento da Silva, foram mortos a facadas no apartamento em que moravam.

Após a investigação, Adriana, filha do casal, foi acusada de ser a mandante do crime, que foi executado por um ex-porteiro do prédio, o sobrinho dele e outro comparsa.

Entre 2012 e 2016, eles foram condenados pelo Tribunal do Júri e presos com penas entre 55 e 62 anos de reclusão.

Já Adriana Vilela foi condenada a 61 anos de prisão em 2019, mas recorre em liberdade.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »