Três municípios terão eleições suplementares no domingo

Votação do novo Código Eleitoral é adiada, novamente, na CCJ do Senado

De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), três cidades brasileiras terão eleições suplementares no próximo domingo (3). Os eleitores de Cametá (PA), Guatapará (SP) e São José de Varginha (MG)  irão às urnas das 8h às 17h para eleger novamente prefeitos e vice-prefeitos.

Em Cametá, os pouco mais de 103 mil eleitores voltam às urnas após a chapa do prefeito eleito, Victor Cassiano (MDB), e do vice, Ênio de Carvalho (União Brasil), ter sido cassada por abuso de poder político e econômico.

Em Guatapará, na região de Ribeirão Preto, mais de 5 mil eleitores também votarão para escolher novos representantes, depois que os eleitos em 2024 tiveram o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. Em abril, o TSE decidiu, por unanimidade, rejeitar o pedido de registro de Ailton Aparecido da Silva (MDB), o mais votado nas últimas eleições.

Já em São José de Varginha, em Minas Gerais, os 3.859 eleitores vão escolher um novo prefeito após o indeferimento do registro do candidato mais votado, José Alves de Carvalho Neto (Progressistas). Três candidatos disputam o cargo.

As regras sobre documentação, itens proibidos na hora da votação e a obrigatoriedade do voto seguem as mesmas do pleito de 2024. Mais informações estão disponíveis nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais dos três estados.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »